domingo, 26 de maio de 2013

CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA NA GRÉCIA ANTIGA

Em 508 a. C. foi inventado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Esta reforma, concedia a cada cidadão um voto apenas, nas assembléias regulares relativas a assuntos públicos.

Surgiu também um conselho de 500 membros - a Bulé - mudado anualmente, que era constituído por cidadãos com idades acima dos 30 anos que não podiam servir mais do que duas vezes numa vida. A Bulé era o pilar do novo regime
Esta alternativa à tirania incluía camponeses, mas excluía as mulheres como iguais. No entanto, como experiência política seria a mais imitada e copiada de todas.
Todos os cidadãos do sexo masculino eram livres de assistir às assembléias, que debatiam e ratificavam as questões civis, normalmente quatro vezes por mês.

Não havia nesse tempo partidos políticos organizados; contrariamente aos sistemas democráticos atuais.
As decisões respeitavam a opinião da maioria relativamente a cada assunto aberto ao debate.

MAS O QUE É DEMOCRACIA ?

DEMOS: POVO
KRATOS: FORÇA, SOBERANIA, PODER
Portanto: Governo pelo povo

E POLIS ?

Cidade, em Grego.
Um pequeno estado soberano que
compreende a cidade e o campo ao redor.
A participação política, contudo, era restrita a 10% dos habitantes da cidade. Ficavam excluídos da vida pública, entre outros, estrangeiros residentes em Atenas (metecos), escravos e mulheres, ou a maior parte da população.
Na época era de 400.000, sendo em 40.000 "cidadãos", 100 000 de metecos, 200.000 de escravos e 60.000 de mulheres e crianças.
FORMAÇÃO
Os povos que colonizaram e habitaram foram os AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS e DÓRIOS.
Todos falavam a mesma língua e tinham costumes semelhantes, mas viam seus vizinhos como rivais e guerreavam entre si.

DIÁSPORAS(*) GREGAS
A Grécia possui um terreno arenoso e pouco fértil. O relevo de seu litoral levou os gregos à navegação, em busca de terras mais férteis e riquezas.
(*) dispersão
A história política da Grécia é dividida em:
* Período Pré-Homérico (2500-1100 a.C.), período que aconteceu a formação do povo grego.
* Período Homérico (1100-800 a.C.), fase retratada pelos poemas de Homero, Ilíada e Odisséia.
* Período Arcaico (800-500 a.C.), fase da formação das cidades-estado: a escrita, a moeda, a lei e a pólis.
* Período Clássico (500-400a.C), fase correspondente ao apogeu da civilização grega.
* Período Helenístico (336-146 a.C.), fase da decadência da Grécia.

PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO
SEC. XX a XII a.C
Migração dos povos AQUEUS, JÔNIOS e EÓLIOS.
Fundaram as cidades de Micenas e Tirinto.
Foi nesta época que foi fundada a cidade de Esparta.

PERÍODO HOMÉRICO
Séc. XII a VIII a.C.
Época de pouca documentação.
Poemas atribuídos a Homero: Ilíada (Guerra de Tróia) e Odisséia (Ulisses).
Obra de Hesíodo: Os trabalhos e os Dias
Os gregos viviam em genos: estrutura familiar econômica e politicamente autônomas, de forma patriarcal.
Propriedade terra era coletiva e a produção atendia às necessidades daquela comunidade.

PERÍODO HOMÉRICO
Séc. XII a VIII a.C.
Como as terras acabaram por ser insuficientes, com saques e ataques mútuos, e pelo fato do poder ser hereditário, obrigou os genos a se unirem, formando FRÁTRIAS – associações guerreiras que deram origem a tribos – antecessoras diretas das pólis.
PERÍODO ARCAICO
Séc. VIII a V a.C.
Foi o período de formação das pólis: aglomerados urbanos construídos em trono de um templo (ACRÓPOLE).
Estas cidades-estado eram politicamente autonômas e concorriam entre sí.
Atenas e Esparta eram as mais desenvolvidas e também com maior rivalidade.
300 DE ESPARTAS
A batalha das Termópilas foi travada em 480 a.C., no desfiladeiro das Termópilas, na Grécia Central. Ali, de acordo com a tradição, 300 espartanos sob o comando de seu rei Leónidas, enfrentaram milhares de persas liderados por Xerxes, filho de Dario. Com 300 compatriotas, teria combatido o colosso persa.
Aparentemente a vitória foi persa, mas os Gregos, tinham conseguido grandes baixas e retardar o avanço dos Persas.
A intervenção dos Gregos, para além de os levar a morrer como homens livres, e não como escravos persas, foi de tal modo decisiva para o futuro do conflito, pois atrasou o avanço persa por 3 dias, assim permitindo a salvação de Atenas.
PERÍODO CLÁSSICO
Séc. V a IV a.C.
Apogeu grego.
Criação de colônias nas costas do Mediterrâneo, dando origem à MAGNA GRÉCIA.

PERÍODO HELENISTICO
Séc. IV a II a.C.
Alguns Historiadores excluem este quinto período, que ocorreu durante a dominação de ALEXANDRE MAGNO, por, os helenos (auto denominação dos gregos), estarem sob dominação estrangeira.

Os gregos que originaram-se dos povos aqueus, jônicos, dóricos e os eólios.
Estas populações invasoras são em geral conhecidas como "helênicas", pois sua organização de clãs fundamentava-se na crença de que descendiam do deus Heleno que recebeu de Apolo o dom da adivinhação.
A educação na Grécia teve formas diferentes.
Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra, mas em Atenas assume uma papel mais intelectual.
A Grécia foi o local onde fluiu a sofistica, mesmo que, não tenha sido a Grécia o local de origem da sofistica. Os sofistas tiveram grande importância na profissionalização da educação. Além disso, a Grécia é considerada como o berço da pedagogia.
Os sofistas eram grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação. Os mestres sofistas alegavam que podiam "melhorar" seus discípulos, ou, em outras palavras, que a "virtude" seria passível de ser ensinada.

O termo pedagogia, de origem grega e deriva da palavra paidagogos, nome dado aos escravos que conduziam as crianças à escola. Somente com o tempo, esse termo passa a ser utilizado para designar as reflexões feitas em torno da educação. Assim, a Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, até porque é justamente na Grécia que tem início as primeiras reflexões acerca da ação pedagógica, reflexões que vão influenciar por séculos a educação e a cultura ocidental.
Principais Características da democracia:

É o governo do povo, para o povo, pelo povo”.
Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).
- os direitos humanos e liberdades fundamentais do povo são respeitados;
- os cidadãos podem de manifestar suas opiniões livremente;
- os homens e as mulheres detêm os mesmos direitos;
- as pessoas não sofrem nenhum tipo de discriminação.(raça, etnia, classe etc).;
- as políticas públicas visam as necessidades da população e as gerações futuras;
- as políticas econômicas visam o acesso da população de baixa renda a uma vida digna.
- o povo tem acesso a saúde, educação, segurança, alimentação, habitação, transporte coletivo etc.;
- as políticas sociais visam a erradicação da pobreza e distribuição de renda justa.
- de justiça, sobretudo de justiça social.

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